Ensino Religioso-(08-06-2020)

Boa Tarde meus amores!
Continuando sobre as tradições religiosas. Hoje vamos aprender sobre a Religião Indígena.
A diversidade de povos indígenas no Brasil é grande. Tais povos apresentam diferença entre si, mais existem aspectos semelhantes nas crenças de todos.
A natureza divina
A religião indígena é politeísta. Acreditam em vários deuses: Guaraci, o sol; Jaci, a Lua; Tupã, o raio e o trovão. É caraterizado pelo xamanismo, crença na presença constante de elementos da natureza e na relação entre o homem e seu espirito.
Xamanismo ?
Xamã, conhecido aqui no Brasil como pajé, é o homem responsável por entrar em contato com o mundo espiritual.
A existência

Para os indígenas, é comum a ideia de uma profecia que busca uma terra sem mal. Entretanto, nessa busca, não se excluir a guerra, pois, é pela guerra que a dificuldades e as suas opressões sofridas são superadas.
Nos mitos indígenas, é comum a presença de animais com características humanas e não humanas. Essas representações são utilizadas para a transmissão de conceitos morais, educativos e religiosos.
Os ritos praticados são diversos e, expressam simbolicamente as suas crenças. Por exemplo: pintar o corpo, furar a orelha, dançar, cantar, ficar em silêncio, etc.
E como funciona os ritos de passagem ?
Os indígenas acreditam que os animais são gente e que, quando um humano morre, este torna-se um animal ou outro ser da natureza, daí, o profundo respeito pelos animais e a natureza.
Como é as celebrações dos indígenas?
A música está presente em todas as celebrações indígenas: nos cultos, nos ritos, na ligação com os ancestrais, na magia, na cura, nas festas do grupo, etc. Algumas tribos, acreditam que foi um presente dos deuses.

Os indígenas contam muitas lendas, principalmente sobre a natureza. Dessa forma, a memória é fundamental para guardar as histórias vividas e criadas por eles.
Agora nossa atividade!
Aqui no Brasil a uma grande diversidades de povos indígenas, e cada um tem seu jeito próprio de viver a espiritualidade. São diferentes os mitos, os hábitos, os nomes das divindades, os rituais, etc.
Você sabia que o jogo da peteca foi inventado pelos índios?
O jogo da peteca é tipico dos índios Mbyá. Eles dizem que os trovões, na época de chuva, são os sons da peteca sendo jogada pelos deuses e que os relâmpagos são os movimentos dela no ar.
Que tal construir uma peteca com os materiais que vocês tem em casa ? Mãos á obra!
Veja o vídeo com o tutorial da construção e os materiais necessário para a peteca.
Como se joga a peteca?
A peteca pode ser jogada em dupla ou mais pessoas. Ela pode ser jogada em ar livre que ofereça espaço onde possam se movimentar sem problemas.
1. formam um círculo, quem começa deve segurar a peteca com uma mão e golpeá-la debaixo para cima com outra mão, lançando aos companheiros de jogo. O jogador seguinte golpeia a peteca passando para o outro sem deixar cair. Quando a peteca cair, o jogador sai da brincadeira. O ganhador do jogo será quem não deixou a peteca cair nem uma vez.
Prazo da entregar, até a próxima aula.
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita e volte sempre!