ENSINO RELIGIOSO 5 A-B(20.04.2020)
Oi, amados?!
ROTEIRO DA AULA
1. Correção da última Atividade.
conteúdo: a verdadeira Páscoa.
2. Conteúdo novo:
Os mitos da criação.
3. Atividades:
Copiar e responder no caderno.
VAMOS LÁ!
1.Correção da atividade passada
1. Resposta pessoal
2. Resposta pessoal
3. A palavra "Páscoa" significa "pessach"(passagem)
4.
a. Comemorar a saída do povo hebreu do Egito para a Terra Prometida.
b. Porque representa a festa da vitória sobre a morte e o poder de Deus.
5. c.A festa da libertação é comemorada na Páscoa.
6.
1. Cordeiro
2. Ceia
3. Vinho
4. Fermento
a. ceia
b. cordeiro
c.vinho, fermento
2. Conteúdo
Os mitos de criação
Os mitos são narrativas de tradição oral, transmitidas de geração em geração pelos povos mais antigos. Fora, criados para explicar os fenômenos da natureza e coisas de que a ciência daquela época não sabia a origem, atribuindo-lhes a influência de deuses, heróis, seres mágicos e outros símbolos.
Toda cultura ou tradição religiosa possui um mito sobre a criação da humanidade. Muitos deles fazem referência ao barro como elemento principal usado.

Na mitologia tupi-guarani, o deus Sol, Tupã, deu origem ao homem formando estátuas do homem e da mulher,usando argila misturada a outros elementos da natureza.
Na mitologia iorubá, Oxalá criou o homem a partir de ferro e, depois, da madeira, mas ambos eram rígidos demais. Em seguida, criou o homem de pedra, mas era muito frio. Tentou a água, mas o ser não tomava forma definida. Tentou o fogo, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. E por fim, com a mesma lama que criou a Terra, modelou todos os seres e deu´lhes a vida.
Já na mitologia judaico-cristã, criou Deus os céus e a Terra. E disse Deus:"Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança"(Bíblia) e criou Deus o homem do barro e soprou-lhe a vida.
No continente africano, existem diversos povos com costumes e tradições diferentes, em alguns aspectos, e semelhantes em outros.
Os indígenas Karajás, que vivem às margens do rio Araguaia, nos estados de Goiás, Tocantins e Mato Grosso, também têm seus mitos.
Leia.
O mito
de origem dos karajás conta que eles moravam numa
aldeia, no fundo do rio, onde viviam e formavam o povo do fundo das águas. Eles
eram satisfeitos com o espaço onde habitavam. Interessado em conhecer a
superfície, um jovem karajá encontrou uma passagem, na ilha
do Bananal. Fascinado pelas praias e riquezas do Araguaia e pela existência de
muito espaço para correr e morar, o jovem reuniu outros karajás e juntos subiram até a superfície.
Tempos
depois, encontraram a marte e as doenças. Tentaram voltar, mas a passagem estava fechada e guardada por uma grande,
por ordem de koboi, chefe do povo do fundo das
águas. Resolveram, então, espalha-se pelo Araguaia, rio acima e rio abaixo. Com
Kynnyxiwe, o herói mitológico que viveu entre
eles, conheceram os peixes e muitas coisas boas do Araguaia.
Depois de muitas peripécias, o herói
casou-se com uma moça karajá e foi morar na aldeia do céu
cujo povo ensinou os karajás a fazer roças.
Os mitos abordam temas muito variados, como:
a origem, o extermínio e o recomeço dos karajás a fazer roças.
Os
mitos abordam temas muito variados, como: a origem, o extermínio e o recomeço
dos karajás, a origem da agricultura, a
origem do Sol e da Lua, o mito de origem dos aruanãs, as mulheres guerreiras,
a origem do homem branco, entre muitos outros.
3. Atividades
1. O que são mitos?
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2. Complete as frases.
a. Na mitologia tupi-guarani, o deus Sol, Tupã, deu origem ao homem formando estátuas do homem e da mulher, usando ____________ misturada a outros elementos da ________________.
b. Na mitologia iorubá, Oxalá criou o homem a partir do _____________ e depois da _____________, mas ambos eram rígidos demais, em seguida, criou o homem de pedra, mas era muito frio. Tentou a _______________ , mas o ser não tomava forma definida. Tentou o _______________, mas a criatura se consumiu no próprio fogo. E por fim, com a mesma lama que criou a _________________, modelou todos os seres e deu-lhes a vida.
c. Já na mitologia judaico-cristã, criou Deus os céus e a Terra. E disse Deus: ''Façamos o___________ á nossa imagem, conforme a nossa semelhança'', e criou _______________ o homem do _____________ e soprou-lhe a vida.
3. Pesquise outro mito diferente do que foi apresentado. Escreva, no espaço abaixo.
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4. Baseado na sua tradição religiosa, desenhe e escreva, no espaço abaixo, com você acredita que o ser humano foi criado .
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5. As lendas, assim como os mitos, têm características fantásticas. Leia a lenda a seguir.
Lenda do Boitatá
Diz a lenda que, há muito tempo atrás, uma noite se prorrogou muito parecendo que nunca mais haveria luz do dia. Era uma noite muito escura, sem estrelas, sem vento, e sem barulho algum dos bichos da floresta. Era um grande silêncio.
Os homens viviam dentro de casa e estavam passando fome e frio. Não havia como cortar lenha para os braseiros que mantinham as pessoas aquecidas, nem como caçar naquela escuridão. E um noite sem fim. Os dias foram passando e a chuva começou, choveu muito.
Essa chuva inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo. Uma grande cobra que vivia em repousa num imenso tronco despertou faminto e começou a comer os olhos de animais mortos que brilhavam boiando nas águas.
Alguns dizem que eles brilhavam devido à luz do último dia em que os animais viramo Sol.
de tantos olhos brilhantes que a cobra comeu, ela ficou toda brilhante como fogo e transparente. A cobra se transformou num monstro brilhante, o Boitatá. Dizem que o Boitatá assusta as pessoas quando elas entram na mata à noite. Mas muitos acreditaram que o Boitatá protege as matas contra incêndios.
Agora, responda.
a. A lenda fala de uma inundação: ''Os dias foram passando e a chuva começou, choveu muito. Essa chuva inundou tudo e muitos animais acabaram morrendo.'' Você já ouviu falar de outra narrativa que fale sobre inundação?
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b. De acordo com a narrativa, o Boitatá protege as matas contra incêndios. Como ele faz isso?
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