CIÊNCIAS (22.04.2020)
Olá, meus amores! vamos a mais uma aula de Ciências. Livro e caderno na mesa.
Sigam o roteiro da aula:
ROTEIRO DA AULA:
1. Conteúdo:
A diversidade dos seres vivos. Pág 52
As plantas. Pág 54
2. Atividades:
Livro de Ciências. Págs( 53,55 e 60)
De tempos em tempos, os cientistas descobrem novos seres vivos e, certamente, ainda há muitos que não são conhecidos por nós.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias.
Os seres vivos surgiram há milhões de anos, provavelmente na água.
Um longo e lento processo de evolução deu origem à grande diversidade de seres vivos existentes hoje na Terra.
Em relação à classificação dos seres vivos, eles estão divididos em cinco reinos:
As Plantas
Na Terra, há uma grande variedade de plantas. E elas podem viver em ambientes diferentes.
As plantas são seres vivos que fazem parte do reino Plantae ou reino dos vegetais. Elas se destacam por serem formadas por muitas célula e, em sua grande maioria, realizarem a chamada fotossíntese, que garante a produção do seu próprio alimento (moléculas orgânicas), o qual é necessário para seu crescimento e desenvolvimento.
Para que possam crescer e se desenvolver, as plantas necessitam de água, luz solar, gás oxigênio e gás carbônico, além de nutrientes, como os sais minerais.
As partes das plantas
De uma maneira geral, podemos dizer que a maioria das plantas apresenta como partes básicas: a raiz, caule e folhas que são conhecidos como órgãos de nutrição.
As flores são os órgãos de reprodução. Observe a seguir algumas das características principais de cada uma dessas porções:
- Raiz: estrutura responsável por garantir a absorção de água e nutrientes do solo e também garantir que a planta fixe-se no substrato.
- Caule: órgão vegetal relacionado com duas funções principais: a condução de substâncias e a sustentação de folhas e estruturas de reprodução.
- Folha: estrutura que funciona como produção de alimentos e pela respiração da planta.
Uma folha completa tem três partes: a bainha, o pecíolo e o limbo.
Fotossíntese
Diferentes dos animais, as plantas produzem o próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese (que significa " produção a partir da luz")
A fotossíntese acontece nos cloroplastos e é graças à clorofila que esse processo se torna possível. A clorofila atua absorvendo a luz, principalmente nos comprimentos de onda azul, violeta e vermelho. Ela reflete a cor verde, por isso a coloração das folhas de alguns vegetais é verde.
Respiração
As plantas, assim como os animais, incluindo o ser humano, respiram dia e noite sem parar.
A respiração nas plantas funciona de forma contraria do processo de fotossíntese. As plantas absorvem gás oxigênio e eliminam gás carbônico.
Transpiração
Além de respirar dia e noite, as plantas também transpiram, ou seja, perdem água em forma de calor.
A transpiração dos vegetais é um processo que ocorre quando a planta absorve água em excesso. A água que está em excesso passa pela região da raiz em direção ás folhas até que seja passada para a atmosfera. Assim como na respiração, a principal parte do vegetal que é responsável por realizar a transpiração é a folha.
Agora vamos as atividades!
Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita e volte sempre!