AULA DE ARTES- 5 A e B(17.04.2020)
Oi, amados!
Vamos a mais um aula !?
Joan Miró: o pintor de símbolos
Sua arte ficou conhecida por uma caraterística muito particular:
a expressão poética de suas pinturas e outras obras.
Joan Miró deixou-se influenciar por todas as correntes de arte com que tomou contato. Influências cubistas, surrealistas, abstracionista são facilmente percebidas em seus trabalhos e a maneira de ver dos cubistas combina fortemente com a sua visão das coisa.
![]() |
No início dos anos 20, conheceu Breton e outros artista surrealista. Na pintura ''O Carnaval de Arlequim''-1924, inaugurou uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia inocente, sem as profundezas das questões surrealistas em 1925.

Jean Miró, buscava deliberadamente o bizarro e irracional para expressar verdades ocultas, inalcançáveis por meio da lógica. Praticavam a arte improvisada, distanciando-se o mais possível do controle consciente.
Giacometti: um escultor de extremos
Artista plástico, escultor e pinto suíço nascido em Borgonovo, bem perto da fronteira com a Itália, o mais famoso nome dentre os escultores surrealistas, criador de uma obra plástica que percorreu a escultura, a pintura e a cenografia, sempre mais próxima dos cubista e dos pos-cubistas.
O existencialismo na obra de Giacometti traduz-se numa essencialidade e numa repetição dos meios expressivos e dos gestos formais, que imprimem á figura humana uma significação fundamental: uma linha vertical confrontado com a horizontalidade do mundo. A deformação dramática das proporções, o alongamento das formas e a manipulação da superfície e da textura acentuam a materialidade dos objetos e a capacidade expressiva e poética da obra de arte. As personagens, isoladas ou em grupos, exprimem um sentido de individualismo e de descontextualização, acentuado pela própria escala das esculturas.
Para escupir, usava os mais diversos materiais, como palitos, papel, madeira e arame, além de barro e bronze.
ROTEIRO DA AULA
1. CONTEÚDO
Capitulo 4: Joan Miró
Capitulo 5: Giacometti: um escultor de extremos
2. ATIVIDADES
Capitulo 4: pág 35 e 36
Capitulo 5: pag 38
Vamos lá!?!




Comentários
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita e volte sempre!