AULA 1 DE CIÊNCIAS 5 B- (13.04.2020) 5 A-(14.04.2020)


Oi, meus amores!

O que aprendemos?!

Vamos lembrar?!


 As camadas da Terra.

No inicio, a Terra era formada por material derretido, como se fosse um líquido viscoso e muito quente. Com o tempo, a temperatura do planeta diminuiu e houve o resfriamento desse material, ocasionando a formação de rochas.

Crosta Terrestre:

Camada rochosa que forma a superfície sólida da Terra. Sobre a crosta, temos a Hidrosfera, que é formada pelas águas dos mares, dos oceanos, dos rios e lagos.



Nos e outros seres vivos vivemos sobre essa superfície externa dessa camada e só nos mantemos no chão por causa de uma força que nos segura, sem percebemos, chamada gravidade.



Manto:

fica a baixo da crosta terrestre, formado em sua maioria por rochas derretidas e gases que chamamos de magma. Algumas porções de magma presentes na parte mais externa do manto podem atingir a
superfície da Terra por meio de rachaduras ou aberturas no crosta, como ocorrem nos vulcões. Esse material que vem à superfície é chamado de lava.



Núcleo:

O núcleo esta localizado no centro da Terra, composto por ferro e níquel. As temperaturas no centro da Terra é muito alta, ou seja, ele é a parte mais quente do planeta.




Placas tectônicas 

As placas tectônicas são blocos que integram a parte sólida da litosfera, essas placas estão em constantes movimentação. Ao se movimentarem, essas placas podem colidir, afastar-se ou deslizar uma ao lado da outra, causando fenômenos naturais como terremotos, tsunamis e vulcões, que podem alterar a superfície terrestre.



RESOLUÇÃO

1. Crosta terrestre, Manto e Núcleo.

2. Crosta terrestre, Manto e Núcleo.

3. Núcleo é composto principalmente de ferro e níquel.

4. O manto é composto por rochas derretidas e gases, chamado de magma.

5. Crosta Terrestre. Sendo a primeira, é a camada externa que circula a Terra. Ela é sólida e considerada a mais fina, se comparada ao volume total do planeta.



Agora o que aprendemos sobre a Lua!?

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar.

A Lua,como o Sol e a Terra, não está parada no céu, ela gira ao redor da Terra, que por sua vez gira ao redor do Sol. 
A Lua possui muitos movimentos, mas os principais são translação, rotação e revolução. 

  • O movimento de translação é o que ela faz em torno do Sol, acompanhando a Terra. Sua duração é de um ano, como o da Terra, portanto, 365 dias.
  • O movimento de rotação é o que ela faz em torno do seu próprio eixo.
  • O movimento em que a Lua gira em torno da Terra é chamado de revolução. Dura aproximadamente 28 dias, assim como a rotação, e é ele que permite a existência das quarto fases, de 7 em 7 dias.

Este período de 29 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma se chama mês lunar. O número de dias do mês lunar é diferente do número de dias do mês da Terra.

O tempo que a Terra leva para girar ao redor do Sol, que é de 365 dias, se chama ano terrestre, e o tempo que a Lua leva para girar, junto com a Terra, ao redor do Sol, se chama ano lunar.





RESOLUÇÃO

1. As fases da Lua ocorrem por que ela não possui Luz própria.

2.  Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspecto diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: Cheia, minguante, nova ou crescente.

3.

  • Ocorre quando o ângulo Terra-Lua-Sol é aproximadamente reto, de modo que vemos apenas cerca da metade do disco lunar, no período em que a parte iluminada está diminuindo progressivamente.
  • Uma das fases da Lua, quando a sua totalidade é refletido na Terra é chamada de Lua cheia.
  • Quando vemos apenas cerca da metade do disco lunar, no período em a parte iluminada está em crescimento.
  • É marcada por pouca luminosidade, pois sua face voltada para a Terra não está sendo iluminada pelo Sol.

Mãos na obra!

Faça essa atividade no caderno com perguntas e resposta.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORTUGUÊS - 10/06/2020

AULA 2 CIÊNCIAS 5 A- 07.04.2020

Ciências-(01.07.2020)