Quais os principais tipos de representações cartográficas?

A Cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em produzir, analisar e interpretar as diversas formas de se representar a superfície, como os mapas, as plantas, os croquis e outras composições. Ela é abordada tanto como uma ciência como uma expressão de arte, uma vez que também permite a produção de imagens e construções culturais sobre os espaços por ela representados.
Em algumas definições, a cartografia também é entendida como sendo o conjunto de técnicas resultantes da observação direta ou indireta (através do uso de imagens ou aparelhos) para documentar, retratar e representar os espaços natural e geográfico para a produção de cartas, mapas, plantas, maquetes e outros documentos.

MAPAS: REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO

Os mapas são instrumentos de representação da realidade. Isso significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar nessa localidade, saber onde ela se encontra ou obter informações diversas a respeito.
Imagine, por exemplo, que você está diante de um pequeno cachorro. Então, você resolve desenhá-lo, tentando reproduzir, com o máximo de detalhes, as características do cãozinho, tais como a cor, o tamanho, a sua aparência, etc. O seu desenho será, dessa forma, uma representação desse cachorro e, assim, quem olhar para o desenho terá ao menos uma ideia de como é o animal de estimação.
Com os mapas acontece mais ou menos do mesmo jeito. A diferença é que existe uma proporção entre uma área real e a sua representação em forma de mapa. Essa proporção é chamada de escala. Ela permite que áreas imensas (ou até o mundo todo) possam caber dentro de um pedaço de papel!
O mundo inteiro pode ser representado em apenas uma imagem!
O mundo inteiro pode ser representado em apenas uma imagem!
Vamos supor que a escala do mapa seja de 1:3000. Isso significa que, a cada 1 centímetro do mapa, temos 3000 centímetros do espaço real, o que é o mesmo que 30 metros. Vale lembrar que cada mapa tem a sua própria escala e ela costuma aparecer no canto do próprio mapa em questão. Clique aqui para aprender a ler um mapa!
Os mapas possuem, como já dissemos, muitas funções. Eles podem nos ajudar a localizar uma rua, um endereço ou nos auxiliar a pensar no melhor caminho de deslocamento entre um endereço e outro. Em outros casos, eles podem nos fornecer informações, como a distribuição da população em um determinado país ou o tamanho das cidades de um estado, entre inúmeras outras possibilidades. Os mapas, portanto, possuem uma grande importância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PORTUGUÊS - 10/06/2020

GEOGRAFIA - 5 B (07/04/2020)

CIÊNCIAS (22.04.2020)